domingo, 9 de junho de 2013

E SE ME RETIRAREM DAQUI....NADA MAIS DE BELO EXISTIRÁ


Por que é assim que eu sou. bela! Cresço ligeiro, estendo meus braços carregados de flores e me ofereço aos pássaros no espaço, no mesmo instante em que também desço ao chão e faço pra vocês tapetes. Nem sempre sou compreendida, pois que necessidade haveria de ter, flores tão bonitas, espinhos tão vaidosos! Decerto que sentem inveja da flor, roubam para eles a atenção de quem se aproxima, amam ferir e espalhar o medo. Com isso, ganho toda a repulsa,  todas as opiniões de que devo ser eliminada em definitivo ...as BUGANVILEAS de Dra Inácia. Gente! Corre aqui! alguém mais me defenda. Preciso ganhar mais adesão de pessoas que me queiram inteiras, perenes, que me podem só um pouquinho, de vez em quando, para eu não perder a beleza, nem deixe de ver o encantamento no olhar daqueles que se aproximam sem medo, e de mim levam o melhor cacho, as minhas melhores pétalas... e se ouso dizer que flor pode sentir, que pretensão a minha! Sinto-me estranhamente feliz quando de mim extraem o melhor.


Mas não posso muito, não posso nada além do que está determinado pela minha essência de  flor. Componho o cenário, trazendo vida a essa paisagem que de mim destoa, mas me envaideço de poder amenizar-lhe o desencanto, o descaso e a destruição que persiste ao longo dos tempos, por gestões, cujas mãos,  não seguram com firmeza o elo que deve existir entre a teoria e a prática, entre o discurso e a ação, e se faz no dia a dia como numa ciranda infantil, quando um corre mais que o outro, quebrando a cadeia, o elo, o sentido.
Louvo a liberdade do sentir, do desejo, da vontade e necessidade de desambiguação que permeia tudo que é vivo, porém já não me serve. Tudo já foi propalado! Não tenho forças para impedir... segurar o desastre. Por favor, cuidem de mim! De outro modo só terão para enxergar esse cenário triste que se estende abaixo... e sentirão saudades de mim.







3 comentários:

Livia Aubier disse...

Queridas Buganvileas, nada está tão propalado que não possa ser repensado, reconstruído. O segredo está na nossa capacidade de atingir no momento certo, as pessoas certas. nem todos irão te defender, mas e aqueles que irão? o que tens feito para atingí-los? mobilizá-los na defesa de ti? Teu belo texto é um começo. Vida longa a ti!

Ilka Lieta (saudades de vc Jaldisia) disse...

A ambiência é um dos dispositivos da PNH, e por isso mesmo deve ser estimulado entre os serviços que queiram sensibilizar pessoas para o cuidado com o ambiente em que trabalham, vivem, circulam e dividem os espaços coletivos. Somos loucos quando sonhamos com algo novo, algo que desperte em nós uma nova consciência, um novo olhar. Normal é se acostumar com o que está, por a culpa nos outros, não desejar, não ser impelido para a transformação e nunca acreditar. Eu quero a loucura de tentar o diferente. Todos fazemos gestão, de um modo ou de outro.

jaldisia cavalcante disse...

Queridas Livia e Ilka
O PESA tem essa capacidade de trazer para esse espaço pessoas tão queridas! Comentários lindos, inteligentes e cheios de amorosidade e ânimo.
beijos suas lindas.