quinta-feira, 30 de maio de 2013

"SOMOS DEMASIADAMENTE HUMANOS"

Somos demasiadamente humanos, todavia ignoramos o nós que fica por dentro, mesmo quando se agita numa espécie de rebeldia, numa necessidade pungente de ser acariciado e ter seu desejo colado no topo da lista, esperando realização. O nós que escondemos, sufocamos e violentamos com nossas escolhas, volta cedo ou tarde, ávido em cobrar reparação, sob pena de partirmos em pedaços, esgarçados em alma, corpo, espírito e identidade. Arranca fora nossa máscara e nos expõe, primeiro a nós mesmos, desnudos das nossas certezas.  Juntar o nós que se partiu é a única e irremediável maneira de resgatar o humano, demasiadamente, humano que há em nós. Como numa espécie de catarse, havemos de tornar "processualmente ativas, singularidades isoladas, recalcadas", retirá-las do eixo em que giram em torno de nós mesmos. Forjar e se deixar forjar a subjetividade que acolhe "o mundo da infância, do amor, da arte...bem como tudo que é da ordem da angústia, da loucura, da dor, da morte, do sentimento de estarmos perdidos no cosmos". A salvação está na auto-permissão de cultivar o dissenso (se necessário) e a produção singular da existência. Não podemos ser bons no trabalho de construir novas subjetividades (humana, ética, estética e ecológica), quando arruinados por dentro. Este post é dedicado a C e outras letras, um jovem belo, cheio de incertezas e completamente cético em encontrar prazer e gosto com o trabalho na atenção primária em saúde. Para ele uma dose de ânimo do PESA com todas as suas infinitas possibilidades.

sábado, 25 de maio de 2013

"A MUDANÇA QUE VOCÊ QUER VER NO MUNDO DEVE COMEÇAR DENTRO DE VOCÊ"


Essa é uma verdade sobre a qual devemos deitar e deixar crescer nossas raízes. O PESA nesse 6 de junho vai apoiar a iniciativa do médico provabiano (Wellinton La Picirelli) que se dispôs, no dia do seu aniversário, comemorar a data fazendo um mutirão de limpeza na USF Cidade Nova. Podar, sem destruir claro, as buganvileas que rodeiam o muro da USF e que deixam os olhos alcançar para além das paredes, a beleza em technicolor de suas flores. Retirar a erva daninha que tão afoitamente se entranhou por entre a grama e escondeu-lhe a maciez e a beleza, reduzir a aspereza agressiva dos espinhos que nos deixam com medo de uma aproximação, nos afastam do entorno onde há mais verde e nos aprisiona entre as paredes sujas e úmidas da USF, numa sucessão de manhãs e tardes infindáveis que nos faz cegos, por vezes, em entender que a ambiência agradável, segura e  acolhedora, melhora nosso cansaço, aumenta o
ânimo e nos envolve como um abraço, num cenário mais leve onde cotidianamente desenvolvemos as práticas de saúde. É pretensão nossa que a comunidade participe dessa iniciativa e que tenhamos o apoio das instituições parceiras do PESA, como a URBANA, o Conselho Comunitário do bairro, além das equipes de saúde da família da USF.

5 de junho dia mundial do meio ambiente

A ética a partir do aquecimento global
http://leonardoboff.wordpress.com/2013/05/25/etica-a-partir-do-aquecimento-global


Um artigo que merece ser lido porque nos convida a pensar no que é bom e de interesse para a salvação de todos nós, além de nos instigar ao exercício de uma ética planetária.

projeto Akatu


vídeos educativos na área de meio ambiente utilizados nas oficinas

OFICINAS DE MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

De agosto a dezembro de 2012, realizamos na Escola Luiz Maranhão Filho as Oficinas de Multiplicadores em Educação Ambiental, participaram 180 alunos do ensino fundamental II. O projeto foi financiado pela PROEXT/UFRN/MINISTÉRIO DAS CIDADES e executado pelo PESA e DSC/UFRN. Além do capacitador, o projeto contemplou a inclusão de alunos bolsista da UFRN dos cursos de medicina, enfermagem, odontologia, nutrição e biologia. A escola foi grande parceira nesse trabalho, dando o apoio e organizando as turmas para que as oficinas pudessem acontecer.
Vejam algumas fotos: